sábado, 12 de fevereiro de 2011

homenagem ACLEA

A ACLEA – 55 ANOS

Publicado por Carlos Zamith em Sem categoria

Fundada a 5 de fevereiro de l956 em razão da idéia de um grupo de cronistas esportivos, a frente Irisaldo Godot, Flaviano Limongi, Rômulo Gomes, Jaime Rebelo, Bianor Garcia e outros, além de Luís Gonzaga de Souza, então presidente do Fast, foi fundada a ACLEA.

clip_image002

A primeira diretoria da ACLEA: Carlos Zamith, Mansueto Queiroz, Irisaldo Godot (1º. presidente), Flaviano Limongi (vice), Petrarca Vieira, Guaraçara Mitoso, Flavio de Souza e Sérvio Nina.

A ACLEA (Associação dos Cronistas e Locutores Esportivos do Amazonas) teve suas primeiras reuniões no terceiro andar do prédio do O Jornal do Comércio, na Avenida Eduardo Ribeiro, local em que também funcionava a Rádio Baré, hoje uma agência bancária.

No terceiro andar existiam velhos bancos de madeira que por muito tempo serviram à Maloca dos Barés, uma casa de espetáculos ao ar livre, comandada pela Rádio Baré, onde esteve a sede da Capitania dos Portos.

Ás últimas horas das tarde de todos os dias, eram feitas reuniões preliminares até que um dia, por sugestão de Flaviano Limongi, foi solicitada a sede da Associação Amazonense de Imprensa, um pouco mais acima do prédio do O Jornal do Comércio, hoje ponto comercial, para a reunião de fundação da entidade.

O presidente da AAI, jornalista Aristophano Antony, proprietário do vespertino A Tarde, atendeu ao pedido, mas recomendou que fizessem tudo para não sujar as paredes do salão que estava pintatinha de novo.

PRIMEIRA DIRETORIA

A primeira Diretoria da ACLEA ficou constituída desta maneira:

Presidente: Irisaldo Godot

Vice-Presidente: Flaviano Limongi

Primeiro Secretário: Petrarca Vieira

Segundo Secretário: Sérvio Nina

Tesoureiro: Guataçara Mitoso

Adjunto de Tesoureiro: Carlos Zamith.clip_image004

Irisaldo Godot o primeiro presidente

Num dia de grande festa para os cronistas, foi aclamada a primeira Diretoria da ACLEA que recebeu o apôio de todos os diretores de jornais e emissoras de rádio (ainda não existia televisão), cujo principal objetivo da entidade era o de dar total cobertura ao desporto local, até então muito esquecido nas resenhas das rádios e nas matérias dos jornais.

No dia seguinte, ainda na sede da Associação Amazonense de Imprensa, que se localizava na Avenida Eduardo Ribeiro, com a Rua 24 de Maio, foi realizada a primeira reunião da nova entidade, convocada pelo presidente Irisaldo Godot (foto).


fonte : www.bauvelho.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe seu comentário. Não acuse, não denuncie não ofenda..apenas comente, opine... Qualquer informação extra, mande para esportenoamazonas@yahoo.com.br.